Seja bem-vindo ao Geo10! Definitivamente, este é o Blogger onde você "se localiza"!

Pretendemos atender as necessidades no ensino de geografia do Ensino Médio. Mantendo os alunos “ligados” à Geografia e representando uma nova fonte de conteúdos, exercícios e curiosidades sobre a disciplina.




2 comentários:

  1. Algumas dicas para que o estudante tenha uma organização de estudo em Geografia:

    1. Faça a análise dos títulos e dos subtítulos do que você está estudando;
    2. Procure compreender o que diz cada parágrafo destacando as idéias principais;
    3. Se aparecer palavras desconhecidas para você, faça uso de um bom dicionário de língua portuguesa;
    4. Faça um esquema dos assuntos depois de ler o texto por algumas vezes;
    5. Tente explicar com as suas palavras o que leu e o que ouviu;
    6. Preste muita atenção nos mapas durante seus estudos, pois eles contêm informações que tão importantes quanto o texto, afinal você está estudando Geografia, a ciência do espaço, o que faz da leitura cartográfica uma ferramenta indispensável;;
    7. Use os exercícios da apostila para verificar se aquilo que você estudou ficou bem compreendido por você, resolvendo-os sem precisar retornar ao texto. Após feito assim, retome o texto para averiguar se você estava certo ou errado, e anote as suas dúvidas para perguntar ao professor na próxima aula.;
    8. Sempre procure fazer a correlação entre os conteúdos vistos durante o decorrer dos bimestres;
    9. Se faz de suma importância estar “ligado” ao mundo que o cerca, para isso leia jornais, revistas, assista telejornais, leia notícias sobre o Brasil e o mundo quando estiver navegando pela internet, isso o ajudará a sempre estar atualizado, e quando achar interessante traga essas notícias para a sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRABALHO DE PESQUISA E UMA SIMPLES PESQUISA?
    Orientações importantes para o TRABALHO DE PESQUISA –

    » Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente na Internet, existem informações corretas e incorretas.
    » Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.
    » Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.
    » Um bom trabalho começa por uma boa capa. Coloque nela todas as informações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas pelo professor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto, capriche na organização da capa.
    » Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais.
    » Peça para algum amigo ou parente para ler seu trabalho. Para você o trabalho pode estar muito bom e claro, mas uma segundo opinião é sempre bem vinda.
    » Quando utilizar imagens, procure sempre colocar legenda. As fotos e figuras não servem somente para ilustrar o trabalho, mas também são ótimas referências e fontes de informação.
    » Caso o trabalho seja digitado, procure utilizar fonte arial ou times new roman (tamanho 12). Os títulos e subtítulos podem ser em tamanho 14 e negrito.
    Divida seu trabalho em partes: (ver regras da ABNT)
    1º - Índice : relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática.
    2º - Introdução : neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
    3º - Desenvolvimento : é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.
    4º - Conclusão : coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
    5º - Bibliografia : não esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.

    E o que é uma simples pesquisa...
    “Em casa, pesquise a definição de orogênese e epirogênese. Faça apenas um resumo sobre as principais características e transcreva para o caderno”...

    ResponderExcluir